Abertura da Semana Nacional do Livro debate acesso universal à informação

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB) teve início na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) com a mesa redonda "O acesso universal à informação: da ciência aberta ao direito do autor". A atividade ocorreu, nesta segunda-feira (21), no auditório da Biblioteca Central Julieta Carteado (BCJC).

Os palestrantes convidados foram Isabel Angela dos Santos Matos, bibliotecária do Serviço Geológico do Brasil - CPRM, SUREG/Salvador; Nídia Maria Liernet Lubisco, professora do Instituto de Ciência da Informação (ICI/UFBA); e Tarcísio Magalhães Cerqueira, analista do Núcleo de Inovação Tecnológica da Uefs (NIT).

Segundo a professora Nídia Maria Lienert Lubisco as universidades se destacam pelo cuidado que dedicam as suas bibliotecas. Nesse sentido, ressaltou que a qualidade do Sistema de Bibliotecas da Uefs serve de referência para o estado da Bahia.

Para o reitor Evandro do Nascimento, o Sistema Integrado de Bibliotecas da instituição atua com um diferencial importante para a comunidade. "Além de promover a formação, preservação, manutenção e acesso do acervo, o sistema da Uefs está fortemente comprometido e integrado com a extensão universitária. São eventos como esses que fazem com que a universidade continue pulsante e viva", defendeu.

A SNLB foi instituída pelo Decreto n° 84.631, em abril de 1980, e tem como objetivo promover a difusão do livro, da informação e do acesso as mais variadas formas de manifestações artísticas e culturais, tudo isso por meio de incentivo à leitura. Também visa divulgar a profissão do bibliotecário, permitir a atualização e desenvolvimento do profissional.

Ana Marta Machado Sampaio, diretora do Sistema de Bibliotecas da Uefs, informou que a expectativa é atingir positivamente o público-alvo, formado tanto pela comunidade interna quanto externa, visando disseminar conhecimento, além de comemorar a SNLB.

Contação de histórias, lançamento de livros, apresentações artísticas, mesa redonda, curso sobre dinamização de bibliotecas e as exposições "Acesso: Universal à informação: 150 anos de história" e "Gandhi: uma história pela paz" integram a programação do evento, até o dia 25 de outubro.

Ascom UEFS

0 Comentario "Abertura da Semana Nacional do Livro debate acesso universal à informação"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial