Uefs e Sustentare alfabetizam segunda turma de profissionais da limpeza pública

A independência pela leitura, a capacidade de decodificar os caracteres alfabéticos. O que parece uma atividade comum a maioria dos cidadãos brasileiros, pode ser traduzido como uma revelação, uma epifania para uma minoria que foi excluída dos bancos escolares. Este sentimento de liberdade está sendo vivenciado por Eliene Silva dos Santos, uma das formandas do Projeto Alfagaris, uma parceria entre a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a Empresa Sustentare Saneamento S.A., que promove alfabetização dos profissionais da limpeza pública de Feira de Santana.

A formanda, que também foi oradora da turma, afirmou que este é só o início de uma trajetória, já que pretende continuar os estudos e se tornar professora um dia. Já o juramentista da turma, Welington de Jesus, afirmou que “esta formatura é a realização de um sonho. Daqui pra frente tudo será mais fácil, a gente vai conseguir pegar um ônibus, ir ao banco, viajar pra qualquer lugar com muito mais tranquilidade”.

Na cerimônia de colação de grau desta, que é a segunda turma do Projeto Alfagaris, o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento, destacou a importância do Projeto para a Instituição. “É um momento que mostra que a Uefs cumpre o seu papel de transformação social. Desejo que os mais novos alfabetizados descortinem o mundo a partir da leitura e da escrita como se fossem asas para voar. E que tenham coragem para buscar novos objetivos na vida, sejam seres humanos plenos, sonhadores, e nunca esqueçam que vocês podem tudo desde que queiram”, afirmou.

Para o proprietário da Sustentare, Adilson Martins esta é uma parceria de sucesso. “A Uefs é uma universidade pública reconhecida pela qualidade e excelência e a Sustentare uma empresa que busca a excelência dos seus serviços e para isto prioriza a valorização dos colaboradores. Através da nossa parceria, estamos conseguindo melhorar a vida de pessoas que não tiveram oportunidade de ser alfabetizadas na infância e hoje estão alfabetizadas e com novas perspectivas de vida”, disse.

Também participaram da cerimônia o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, o pró-reitor de Extensão da Uefs, professor Márcio Campos, professoras do Departamento de Educação da Uefs e o secretário de Serviços Públicos, Justiniano França.

*FOTO: Dan Souza (Ascom / Uefs)
Ascom Uefs

0 Comentario "Uefs e Sustentare alfabetizam segunda turma de profissionais da limpeza pública"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial