UESB forma sua primeira turma de psicólogos

Em dezembro de 2018, Luana Ferraz e mais 16 pessoas realizaram um grande sonho: obter o diploma de Ensino Superior em uma universidade pública. No entanto, mais do que finalizar a jornada intensa da graduação, elas fizeram história na Uesb, pois se tornaram os primeiros psicólogos formados pela Universidade.

Luana destaca que fazer parte da primeira turma do curso de Psicologia da Uesb foi algo muito importante em sua vida. Apesar de já ter começado a graduação em outra instituição, ela preferiu recomeçar: “eu acreditei no curso que estava sendo construído. Sabia que, apesar das dificuldades de uma primeira turma, a qualidade seria notória. Assim, arrisquei, começando do zero”, comenta a psicóloga recém-formada.

A professora Lígia Portela, atual coordenadora do curso de Psicologia, lembra que a graduação passou a ser oferecida na Uesb no segundo período letivo de 2013. De lá até a formatura, muitos obstáculos foram superados para consolidação do curso. “A despeito de diversas dificuldades, conseguimos organizar o curso, oferecendo as disciplinas previstas e estruturando e mantendo em funcionamento o serviço-escola, com a implantação do Núcleo de Práticas Psicológicas (Nuppsi)”, reforça.

Diferenciais na formação – A docente explica ainda que o curso de Psicologia da Uesb possui duas habilitações: bacharelado e licenciatura. “Em ambas, há uma preocupação de proporcionar experiências práticas aos alunos desde o primeiro semestre, para melhor fundamentar sua formação”. Nesse sentido, há uma preocupação social na formação do estudante, extrapolando as tradicionais áreas de atuação historicamente atribuídas ao profissional da Psicologia.

É o que defende Luana Ferraz: “durante a trajetória, confirmei o quanto a grade curricular era rica, bem como o privilégio de ter muitas atividades práticas, além dos estágios, o que possibilitou que eu me enxergasse em diversas áreas de atuação”.

Nos cinco anos da graduação, Luana relembra que houve muitas dificuldades, porém a dedicação dos professores e a responsabilidade de levar o nome do curso, pela primeira vez, para os estágios, tornaram a jornada ainda mais marcante. “Minha turma foi a primeira a atender no plantão psicológico do Nuppsi, que hoje é referência na cidade, inspirando iniciativas de outras instituições. Me recordo da ansiedade de toda a classe antes da primeira semana de funcionamento, da dedicação de todos os professores, que deram seu sangue para fazer deste um curso de excelência”, destaca Luana.

Para a nova psicóloga, a primeira turma deixa um grande legado, tanto para sua vida pessoal, quanto para a própria Instituição: “foi uma honra ter sido inspirada por tanta determinação e por, junto com todos, ter enfrentado os desafios, que não foram poucos. É, literalmente, uma sensação de se estar fazendo história”.

ASCOM UESB

0 Comentario "UESB forma sua primeira turma de psicólogos"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial