IF Baiano realiza eventos de planejamento do ano letivo

Até o mês de abril, as unidades do IF Baiano se mobilizam em torno do planejamento do ano letivo e realizam suas jornadas acadêmicas/pedagógicas. A jornada ocorre, geralmente, durante uma semana, e é um período previamente programado nos Calendários Acadêmicos dos campi para que a equipe da instituição (docentes e técnicos) possa debater o processo de ensino-aprendizagem.

Nas palavras do Diretor de Planejamento e Desenvolvimento de Ensino do IF Baiano, Estácio Moreira, a jornada tem como objetivo “planejar e consolidar ações para o ano letivo, a partir da reflexão sobre metas e estratégias para melhoria dos processos educacionais. Uma ação, que pode ser realizada ao longo do ano letivo e é fundamental para a uniformização das ações estratégicas da instituição, visando a qualidade de ensino dos professores e da aprendizagem dos estudantes”.

A programação das jornadas é definida a partir dos critérios dispostos nas Diretrizes de Elaboração dos Calendários Acadêmicos do IF Baiano. “A partir disso, os campi tem autonomia para a organização da Jornada Pedagógica de acordo com suas especificidades”, completa Moreira.

Em conformidade com seus respectivos calendários, os campi do IF Baiano iniciaram a realização das jornadas acadêmicas desde o fim de janeiro. O Campus Serrinha foi a primeira unidade a realizar o evento de alinhamento pedagógico deste ano, promovendo discussões, de 28 de janeiro a 1° de fevereiro, em torno da temática ““Eu e o IF Baiano: reflexões para o aprimoramento da práxis pedagógica”. Palestras, apresentações culturais e rodas de conversa marcaram as atividades alinhadas ao debate da Educação Profissional que o IF Baiano Campus Serrinha vem construindo no Território do Sisal.

No Campus Itaberaba, a jornada trouxe o lema “(Des)aprendizagens: um convite a novas possibilidades” para guiar as discussões que ocorreram de 30 de janeiro a 1° de fevereiro.

Também nesse período, o Campus Xique-xique promoveu debates à luz dos temas educação, diversidade e inovação. Estiveram presentes servidores do campus, representantes da reitoria e ainda houve participação da equipe da pasta de cultura da Secretaria de Educação e Cultura do município de Xique-Xique.

Confira datas das jornadas pedagógicas nos demais campi do IF Baiano:

Campus Bom Jesus da Lapa – realiza jornada pedagógica de 04 a 08 de fevereiro.

Campus Alagoinhas – de 05 a 08 de fevereiro, abordando “Práxis Pedagógicas e Políticas Públicas em Educação: Legado histórico e perspectivas futuras para educação profissional”

Campus Guanambi – a Jornada Pedagógica 2019 do Campus Guanambi está dividida em dois momentos: A primeira parte aconteceu de 31 de janeiro a 2 de fevereiro e a segunda parte ocorre no segundo semestre de 2019.

Campus Senhor do Bonfim – promove jornada acadêmica de 18 a 22 de fevereiro.

Campus Governador Mangabeira – de 25 de fevereiro a 1° de março de 2019, com a temática central “Construindo relações saudáveis no ambiente escolar”.

Campus Itapetinga – de 11 a 15 de março de 2019, o campus promove discussões em em torno do tema “Permanência e êxito do educando – Desafios e perspectivas”.

Campus Santa Inês – realiza jornada acadêmica de 8 a 11 de abril. Programação ainda não definida.

ASCOM IFBAIANO

0 Comentario "IF Baiano realiza eventos de planejamento do ano letivo"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial