UFBA abre período de solicitação de matrículas para alunos de graduação e pós-graduação

Está aberto até o dia 20 de janeiro (domingo) o período de solicitação de matrículas via internet para os alunos de graduação e pós-graduação da UFBA. A novidade neste semestre é a matrícula através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), disponível somente para os alunos da pós-graduação (mestrado e doutorado). Os alunos dos cursos de graduação, por enquanto, seguem utilizando o antigo SIACWEB.

Parte integrante do programa UFBA SIM (Sistemas Integrados e Modernos) - lançado pela administração central com o objetivo de modernizar os processos e sistemas informatizados que permeiam as diversas áreas da universidade -, o novo SIGAA oferece a estudantes, professores e gestores a possibilidade de realizar todos os procedimentos acadêmicos num único lugar, com facilidade de acesso e diversidade de funcionalidades. Desde o dia 04 de dezembro, o sistema já está em utilização pela Superintendência Acadêmica (Supac), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) e Coordenações de Pós-Graduação, que estão configurando o novo sistema de acordo com as características dos programas que oferecem mestrados e doutorados.

O acesso dos alunos de mestrado e doutorado ao SIGAA é feito com os mesmos login e senha que eram utilizados para acessar o SIACWEB - que, a partir deste semestre, passa a estar desativado para esses estudantes. Nos últimos dias, todos os alunos receberam e-mails explicando como proceder para acessar e solicitar a matrícula através do novo sistema, além de como realizar, se necessário, a troca da senha. 

Após efetuar o login na página do SIGAA, o estudante deverá acessar a aba Ensino >> Matrícula On-line >> Realizar Matrícula, e preencher a solicitação de inscrição em disciplinas. Como já ocorria no SIACWEB, antes de solicitar a matrícula, o estudante deverá preencher a avaliação docente correspondente ao semestre anterior, utilizando o login do Sistema Integrado de Usuários e Serviços (SIUS), cuja senha pode ser facilmente recuperada, por e-mail, ou trocada, se necessário.

Os resultados das solicitações de matrícula pela internet deverão ser divulgados até o dia 23 de janeiro, e o período de inscrição presencial para alunos regulares acontece entre 24 e 31 deste mês, de acordo com o cronograma estabelecido por cada colegiado. No caso dos alunos do campus Carlos Marighella, em Camaçari, as inscrições presenciais estão marcadas para os dias 30 e 31, sempre de acordo com o cronograma de cada colegiado.

O portal do programa UFBA SIM está disponível para os professores conhecerem mais sobre o SIGAA, e contempla manuais, capacitação e vídeos informativos, perguntas e respostas, além de um serviço de apoio ao usuário, através do e-mail helpdesk@ufba.br.

ASCOM UFBA

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial