Gestão por Competência é tema de dissertação na Faculdade Adventista

Uildjan Vitor Barbosa, gerente do Departamento Pessoal da FADBA concluiu seu mestrado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) com o tema: “Análise dos Fatores Críticos de Sucesso para a Implementação do modelo de gestão por competência na FADBA”. Graduado em Administração pela própria instituição, foi incentivado a ingressar na pesquisa e participou do programa de mestrado que acontece em parceria com a UFBA.

Uildjan explica que a escolha do tema se justifica pela intensão em contribuir para a melhoria dos processos de gestão de pessoas da FADBA. “Creio que esse modelo de gestão é fundamental, tanto para a qualidade dos serviços prestados pelos colaboradores, sua satisfação, como também para que os objetivos da Instituição sejam atingidos. A escolha dessa pesquisa foi bastante pertinente pelo fato de eu já atuar na área, o que me permite compreender às necessidades da Instituição por estar inserido em seu contexto”, acrescenta.

Através do estudo, foi possível perceber que um dos desafios no processo de implementação do modelo proposto pela pesquisa, está inicialmente em se trabalhar a cultura Institucional tão amadurecida ao longo de muitos anos, baseado num modelo tradicional de gestão de pessoas.

A FADBA está crescendo, agregando novos cursos, profissionais cada vez mais qualificados, buscando continuamente melhoria na qualidade de seus serviços, e portanto, diante desse cenário faz-se necessário um modelo de gestão de pessoas mais adequado ao patamar em que aos poucos está pretendendo chegar.

A pesquisa traz informações técnicas dos principais autores sobre o assunto. O autor procurou de forma clara apresentar os principais conceitos, técnicas e procedimentos necessários caso a Instituição futuramente tenha interesse em implementar o modelo por competência. Além disso, apresentou também os principais fatores que contribuem ou dificultam esse processo de implementação no contexto da FADBA.

“Aprendi muito com esta pesquisa, acredito que para mim que atuo na área de gestão de pessoas, essa foi uma experiência enriquecedora, pois além de conhecimentos técnicos fundamentados em experiências práticas, me deu maior sensibilidade para às necessidades das pessoas no ambiente de trabalho, o impacto sobre seu desempenho e sua consequente relação com o progresso da Instituição. Penso que essa pesquisa apresenta os subsídios necessários para que a FADBA possa tomar “decisões mais estratégicas” quanto a maneira de gerir pessoas”, complementa Uildjan.

ASCOM FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA

0 Comentario "Gestão por Competência é tema de dissertação na Faculdade Adventista"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial